Um menino cego de nascença recebe uma boa notícia do pai um mês antes de seu aniversário:
- Filho, nos Estados Unidos inventaram um colírio que podem curar a cegueira das pessoas com apenas uma aplicação nos olhos.
- Compra para mim, pai. – diz o menino animado com a notícia.
- Vou comprar, mas vai precisar esperar, tenho que vender nossa casa, nosso carro, acho que até seu aniversário eu já to com o colírio, afinal o colírio não é barato e assim podemos reunir toda a família e comemorar seu aniversário e seu primeiro dia enxergando tudo.
O menino todo cheio de esperanças abaixa a cabeça e diz:
- Ok papai, eu espero, já esperei por tantos anos, o que é esperar mais alguns meses, o importante é que vou poder ver as coisas, olhar para as pessoas, para as flores, poder olhar pra você papai e para a mamãe que eu amo demais.
Passaram-se alguns dias e o menino pergunta:
-Papai, já chegou meu colírio? chegou? diz que sim!!!
-Já chegou sim filho, porém temos que esperar a data do seu aniversário, pois foi o que prometemos.
-Pinga agora papai, por favor, eu te imploro. - disse o menino aos prantos.
-Filho, já te disse que não, embora eu esteja louco para pingar, prefiro esperar seu aniversário.
O menino saiu chorando, porém dava pra ver em seus olhos a esperança.
Um mês depois, a família toda se reuni na casa do tal ceguinho para o esperado momento. Então, fizeram uma grande roda ao redor do menino para o momento que o pai iria pingar o tal colírio nos olhos dele. O pai diz:
- Vou pingar o colírio e você vai fechar os olhos. Ficará com os olhos fechados por 3 segundos e depois vai abrir, que passará a enxergar.
-Estou louco para poder conhecer você e a mamãe, eu amo vocês, venderam tudo para que eu pudesse enxergar - disse o menino já muito emocionado.
O garoto todo feliz acena que sim com a cabeça e ergue a cabeça para que seu pai possa pingar o tal colírio milagroso. O pai pinga o colírio e quando o garoto fecha os olhos, a família em coro começa a contar:
- 3!
- 2!
- 1!
- Abre o olho!!
O garoto abre e percebe que permanece cego, na escuridão de sempre. E antes de abrir a boca, todo mundo grita.
- Primeiro de Abril!!!